Obra completa de Cruz e Sousa é disponibilizada na internet

31/01/2013 11:13

 

O site da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) disponibilizou com acesso gratuito a obra do poeta simbolista Cruz e Sousa. O pesquisador Lauro Junkes organizou a prosa e poesia do catarinense no site, que também dá acesso à 75ª edição do jornal Ô Catarina!, sobre o aniversário de Cruz e Sousa.

Segundo o consultor de projetos especiais da FCC, Marco Vasques, a ideia é criar um centro de documentação, reunindo, além da obra completa, biografias, ensaios, artigos, revistas e entrevistas do poeta. A programação em torno dos 150 anos de Cruz e Sousa começou em 2011, ano em que o poeta completaria 150 anos, e terá desdobramentos também em 2013. 

A FCC distribuirá mais de 70 mil livros do poeta pelo Estado, criará pontos de distribuição desses livros e promoverá o projeto Poesia ao Pé do Ouvido, em que atores percorrem cidades recitando poesias de Cruz e Sousa em terminais urbanos. Além disso serão lançados um CD com poesias de Cruz e Sousa para pessoas com deficiência visual e o Prêmio Cruz e Sousa de Literatura.